Cirurgias de Contorno Corporal:

Lipoaspiração / Lipoescultura
Miniabdominoplastia
Abdominoplastia

O que é: A lipoaspiração é a cirurgia indicada para remover a gordura localizada. É possível lipoaspirar regiões como o abdômen, dorso, flancos, culotes, entrecoxas, braços, região cervical (papada) e peitoral (ginecomastia).

Ela não é uma cirurgia para emagrecimento. Contrariamente, os melhores resultados são vistos em pacientes que estejam no seu peso adequado ou próximo a ele, sem flacidez de pele. E apesar de ser uma técnica realizada há mais de trinta anos, vem sofrendo mudanças na forma de execução.

A vibrolipoaspiração é uma evolução da lipoaspiração convencional. Utiliza-se cânulas mais finas com movimentos vibratórios para retirar a gordura. Com esse mecanismo, o cirurgião não precisa fazer tanta força, apenas direciona o aparelho, fazendo movimentos mais delicados, o que resulta em menos lesão nos tecidos. Por ser menos traumática, com a vibrolipoaspiração teremos menos edema (inchaço), equimoses (manchas roxas) e menos dor. Esses fatores colaboram para uma recuperação mais rápida, possibilitando um retorno mais cedo às atividades.

E quando utilizamos a gordura aspirada para preencher ou remodelar outras regiões do corpo, chamados de lipoescultura. Parte dessa gordura enxertada será reabsorvida, mas parte dela irá integrar, dando um resultado definitivo.

A indicação mais comum para lipoenxertia é na região glútea, para dar volume e corrigir áreas de depressão.

O que é: Tem como objetivo dar um novo contorno para a região da cintura. É indicada para tratamento da flacidez por meio de retirada de pele (dermolipectomia) e da diástase (separação dos músculos da parede abdominal), através da plicatura dos retos abdominais, normalmente encontrados após a gestação e grandes emagrecimentos.

No caso de pacientes que, além da flacidez, apresentam gordura localizada na região da cintura e abdômen, costumamos associar a lipoaspiração para otimizar o resultado - LIPOABDOMINOPLASTIA.

A cicatriz resultante localiza-se no abdômen inferior e a extensão vai depender da quantidade de pele retirada. Há também uma cicatriz no umbigo que deve estar posicionada no interior, deixando um aspecto mais natural.

O que é: É um procedimento indicado para casos em que há pouca flacidez no abdômen inferior, sem estrias ou sobra de pele acima do umbigo. São poucas as pacientes que se beneficiam desta cirurgia, mas quando bem indicada, traz excelentes resultados, como cicatriz final menor e sem cicatriz no umbigo. Nessa técnica é possível associar a lipoaspiração de contorno e a plicatura para a correção da diástase.

Gluteoplastia

O que é: Indicada para aumento ou remodelamento do glúteo através da lipoenxertia. A gordura aspirada é preparada e enxertada no subcutâneo, dando um aspecto natural sem a necessidade de uso de próteses.

Cirurgias Plásticas da Mama:

Mamoplastia Redutora
Mastopexia
Ginecomastia

O que é: Procedimento que tem como objetivo reduzir o tamanho e remodelar a mama, deixando um formato mais proporcional ao tórax.

Além do aspecto estético, essa cirurgia traz inúmeros benefícios para a saúde e qualidade de vida das mulheres. Podemos destacar:

  • Alívio das dores nas costas, pescoço e ombros;

  • Melhora da qualidade de vida, mais opções para escolher roupas e realizar atividades do dia a dia sem restrições;

  • Redução de problemas dermatológicos como assaduras nos sulcos das mamas;

  • Facilidade para realização de atividades físicas;

  • Redução no tamanho das aréolas;

  • É um procedimento que proporciona aumento na autoestima, confiança e satisfação da paciente com a sua aparência física;


O procedimento é realizado com anestesia geral, com duração de cirurgia em torno de 4 horas. A paciente pode ter alta no mesmo dia.

A paciente fará uso do sutiã modelador por 40 dias, revisões com 7 e 15 dias (quando serão retirados os pontos), período que liberamos para algumas atividades, como dirigir e voltar ao trabalho.

O que é: A ginecomastia é uma condição caracterizada pelo aumento anormal do tecido mamário em homens. Embora não seja uma doença grave do ponto de vista médico, pode causar desconforto emocional e físico significativo.

As causas podem variar desde desequilíbrios hormonais até uso de certos medicamentos ou condições médicas subjacentes. É mais frequente em duas fases da vida, durante a puberdade ou em homens mais velhos, devido às mudanças hormonais relacionadas à idade. Além das alterações hormonais, fatores como a obesidade, uso de esteroides e anabolizantes, consumo excessivo de álcool e certas condições médicas, como insuficiência hepática ou renal, podem contribuir para o desenvolvimento da ginecomastia.

Além do aumento do volume das mamas, pode ocorrer dor. Pode ser uni ou bilateral. O tratamento depende da causa subjacente e da gravidade dos sintomas. Em muitos casos, a condição pode resolver-se espontaneamente, especialmente na puberdade. No entanto, quando a ginecomastia persiste ou causa desconforto significativo, podemos considerar o tratamento cirúrgico. Realizamos a retirada da glândula através de uma incisão junto a aréola. Quando há também gordura, associamos a lipoaspiração. Para os casos de pseudoginecomastia (quando o volume mamário se deve apenas ao acúmulo de gordura), a lipoaspiração isolada é a principal indicação.

O que é: Também conhecida como lifting da mama, a Mastopexia tem o objetivo de levantar e remodelar as mamas que caíram devido a gravidez, amamentação, perda de peso, envelhecimento entre outras causas. A indicação de realizar uma mastopexia com ou sem implantes depende das necessidades e objetivos específicos de cada paciente, assim como da avaliação do cirurgião plástico.

Considerações gerais sobre cada abordagem:

  • Mastopexia sem implantes: Procedimento indicado para mulheres que desejam levantar e remodelar suas mamas sem aumentar o volume. É ideal para mulheres que estão satisfeitas com o tamanho das suas mamas, mas desejam corrigir a flacidez, mantendo um aspecto mais natural. Durante a mastopexia sem implantes, o cirurgião plástico remove o excesso de pele, reposiciona o tecido mamário e a aréola e remodela as mamas para uma aparência mais jovem e firme.

  • Mastopexia com implantes: Abordagem indicada para mulheres que desejam não apenas levantar e remodelar as mamas, mas também aumentar o seu volume.
    É comum para mulheres que têm mamas naturalmente pequenas ou que perderam volume devido a gravidez ou perda de peso. Durante a mastopexia com implantes, é feita a inclusão de uma prótese que dará uma consistência mais firme para a mama, assim como um colo mais marcado.
    Na minha rotina de mastopexia com próteses, uso a técnica MastoGrip, onde a prótese fica em duo-plane (parcialmente baixo do músculo) e é estabilizada pelo grip-plane (paredão de músculo na lateral da mama que dificulta a lateralização da prótese com a paciente deitada) e sutiã interno (reforço no sulco mamário para impedir o deslocamento da prótese para baixo).

    A decisão entre uma mastopexia com ou sem implantes depende de vários fatores, como a estrutura corporal da paciente, a quantidade de tecido mamário, o volume desejado e preferências estéticas individuais. Por isto, a importância de discutir todas essas considerações com um cirurgião plástico experiente para determinar a melhor opção para atender as necessidades e objetivos de cada paciente.

O que é: A cirurgia de prótese de mama evoluiu significativamente ao longo das décadas, impulsionada por avanços na tecnologia médica, materiais de implante, técnicas cirúrgicas e compreensão da anatomia mamária.

Hoje, a técnica R24R (ou recuperação em 24 horas) representa o que há de melhor em cirurgia de prótese de mama, permitindo um retorno quase que imediato da paciente às suas atividades de rotina.

Pilares da técnica R24R:

  • Escolha do implante baseado na anatomia do tórax da paciente;

  • Controle rigoroso do sangramento durante o trans-operatório;

  • Anestesia venosa total que permite uma recuperação mais rápida e confortável;

  • Colaboração ativa da paciente na realização dos exercícios no pós-operatório;

  • Retorno a maioria das atividades em 24 horas sem restrições nos movimentos dos membros superiores;

A Dra. Taíse Rigon destaca-se por ser a pioneira em Caxias do Sul e ter a certificação na técnica R24R, tendo acompanhado o Dr. Thiago Cavalcanti, cirurgião plástico, que difundiu a técnica no Brasil.

Prótese de Mama R24R
Explante Mamário

O que é: A cirurgia de explante mamário consiste na retirada dos implantes, sendo uma decisão que algumas mulheres optam por tomar em algum momento da vida.

Entre os motivos, destaca-se mudanças no estilo de vida, alterações naturais do envelhecimento ou após complicações com implantes anteriormente colocados.

Durante o procedimento é realizado a retirada da prótese mais cápsula mamária em bloco, em seguida a indicação de procedimentos complementares como mastopexia e/ou lipoenxertia conforme a necessidade.

Cirurgias Plásticas Pós Bariátrica:

Pacientes submetidos a cirurgia bariátrica apresentam grandes emagrecimentos e, por conta disso, grandes sobras de pele. Esse excesso de pele traz queixas estéticas e funcionais também. A indicação é para realizar a cirurgia plástica em torno de um ano após a cirurgia bariátrica e com pelo menos 3 meses de peso estabilizado. Normalmente as pacientes iniciam pela cirurgia para a correção da flacidez do abdômen e da mama.

  • Braquioplastia é a cirurgia para a retirada de pele em excesso nos braços.

  • A cirurgia da parte interna das coxas, chamamos de cruroplastia.

  • Para aqueles pacientes que têm muita sobra de pele em toda região do abdômen, tronco posterior e glúteos, podemos oferecer uma cirurgia chamada de body lifting.

Eu costumo dizer para estas pacientes que ocorre uma troca, ganha-se no formato as custas de cicatrizes que muitas vezes são extensas. Mas, o que vejo aqui no consultório é que, na grande maioria dos casos, o resultado é tão satisfatório que a cicatriz passa a ser secundária.

Cirurgias Plásticas da Face

Blefaroplastia

O que é: É a cirurgia para rejuvenescimento do olhar, na qual retiramos o excesso de pele e bolsas de gordura das pálpebras.

Costumo fazer com anestesia local e sedação. O pós-operatório é muito tranquilo, praticamente indolor, apenas com o inconveniente do inchaço (edema) e manchas roxas (equimose). Os pontos são retirados em 8 dias , mas o resultado final será após o terceiro mês, quando a cicatriz estará bem discreta.

Convém lembrar que a blefaroplastia não trata as rugas ao redor dos olhos (os famosos pés de galinha). Muitas vezes se faz necessário um complemento com toxina botulínica (botox) no pós-operatório.

O que é: Lifting facial (ou ritidoplastia) é a cirurgia para o rejuvenescimento da face. O objetivo é o reposicionamento das estruturas e a retirada do excesso de pele, diminuindo as rugas e a flacidez da face e do pescoço.

Exposição solar, tabagismo, emagrecimento e a própria genética irão determinar o grau de envelhecimento. E as pacientes candidatas a essa cirurgia costumam se queixar de flacidez e gordura no pescoço, perda do contorno na região da mandíbula, rugas e sulcos (o famoso bigode chinês).

Durante a cirurgia, descolamos parte da pele do rosto, reposicionamos as estruturas mais profundas que caem com o passar do tempo e retiramos a pele excedente. Podemos associar também enxerto de gordura na face e blefaroplastia (retirada de pele e gordura das pálpebras ). O tamanho das cicatrizes variam de acordo com o grau de flacidez e ficam posicionadas na frente e atrás das orelhas. A tendência é que, com o tempo, elas fiquem praticamente imperceptíveis.

O lifting facial traz o rejuvenescimento e a melhora da autoestima das pacientes. Um detalhe que considero muito importante nesta cirurgia é manter a naturalidade, sem mudanças nas características, para que a paciente possa se reconhecer e fique satisfeita com os resultados.

Lifting Facial
Elevação de Supercílios

O que é: A queda das sobrancelhas deixa um olhar mais pesado e muitas vezes acentua o excesso de pele nas pálpebras. A cirurgia para elevação pode ser realizada como procedimento isolado ou associado a blefaroplastia, rejuvenescendo a região dos olhos.

Pode ser realizada com anestesia local ou anestesia local acompanhada de sedação. A cicatriz costuma ficar junto a sobrancelha, geralmente tem uma excelente evolução e pode ser camuflada com uma micropigmentação.

Lipoaspiração de Papada

O que é: Indicada para remover a gordura localizada na região do pescoço (submento).

Consegue-se excelentes resultados, desde que não haja flacidez associada. Quando há sobra de pele, a melhor opção é a associação da lipoaspiração com o lifting facial. A cirurgia tem um tempo de duração de 30 minutos e pode ser realizada com anestesia local mais sedação ou anestesia geral.

Enxerto Facial

O que é: Esta cirurgia consiste na retirada de gordura através da lipoaspiração, e após o preparo, enxerto em determinadas regiões da face. O objetivo é restabelecer o volume perdido com o envelhecimento e o preenchimento de sulcos e depressões. É muito comum fazermos a associação da lipoenxertia com o lifting facial.

Otoplastia

O que é: Orelhas proeminentes, também chamadas de orelhas em abano, são motivos de baixa autoestima e ‘bullying’, principalmente em crianças com idade escolar. A partir dos 6 ou 7 anos, já é possível realizar a cirurgia para correção. O procedimento tem em torno de uma hora e meia de duração. Costumo fazer com anestesia geral em crianças e, em adultos, é possível fazer com anestesia local, associada ou não a sedação. O pós-operatório exige alguns cuidados. Costumo orientar o uso de faixa por um período de 15 dias.